Tempo Severo com Trovoadas!

Previsão Especial Tempo Severo

Trovoadas

Faço uma previsão especial para o dia de hoje Sábado pois estamos numa situação de tempo severo com possibilidade de trovoadas que podem ser intensas acompanhadas de aguaceiros pontualmente fortes. Não é de descartar queda de granizo e fenómenos extremos de vento tal como Downburst.

Atendendo à situação de calor que tem estado nestes dias, caso ocorram algumas trovoadas “secas”, poderemos ter algumas ignições em zonas florestais.

Os parâmetros da instabilidade atmosférica estão com valores mais elevados hoje do que estiveram no dia de ontem. Hoje poderá haver zonas onde vai haver estragos consideráveis.

Atenção que nestas situações de instabilidade é sempre uma lotaria saber quais as zonas que vão ser mais ou menos afetadas tudo depende da quantidade de humidade presente na atmosfera, principalmente ao longo da coluna de ar,  só se consegue saber através do acompanhamento do radar.  Existem distritos com maior probabilidade de ocorrência de tempo instável do que outros mas tudo indica que vão ser os distritos de Vila Real , Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Viseu. Leiria, Bragança, Guarda e Castelo Branco os mais afetados.

 

 

 

Mas o que é a trovoada?

Uma trovoada é uma situação meteorológica, onde devido a vários fatores e condições, se formam raios ou relâmpagos e trovões. As trovoadas formam-se quando o ar quente e húmido sobe muito rapidamente, para zonas onde o ar é mais frio, provocando o afundamento deste, formando-se assim nuvens verticais do tipo “cúmulos-nimbos”, é o termo científico.

E como se formam os raios?

Dentro das nuvens de trovoada, as partículas de neve e de gelo começam a descer muito rapidamente, criando correntes de ar bastante bruscas, o que provoca fricção entre gotas de água e de gelo, o que vai provocar a formação e a acumulação de eletricidade estática. Na zona superior da nuvem acumulam-se cargas elétricas positivas, enquanto que na zona inferior acumulam-se as cargas elétricas negativas. Quando se acumula demasiada carga negativa, ocorre uma descarga elétrica em direção às cargas positivas, que podem ser as que estão na parte superior da nuvem, ou então, no solo. Estas descargas elétricas têm a aparência de um raio ou relâmpago, bem visível e cheio de luz.

E os trovões?

No seu percurso, os raios, devido à sua altíssima temperatura, aquecem o vapor e o ar à sua volta, obrigando a que estes se expandam de uma forma brusca, seguido de uma contração e arrefecimento súbito. O aquecimento é tão grande que provoca uma explosão violenta, originando o som do trovão. Como a luz e o som viajam a velocidades diferentes, é normal ver-se o raio, e apenas alguns segundos depois ouvir-se o trovão, quando na realidade ocorrem exactamente no mesmo momento.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar