Previsão Especial Depressão “Bárbara”. Atenção ao vento e chuva forte.


Previsão especial depressão “Bárbara”

Os efeitos desta depressão no território continental vão ser essencialmente sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de Segunda-feira prolongando-se até ao final do dia de Terça-feira, com rajadas até 100 km/h no Litoral e até 130 km/h nas terras altas.

Esta depressão tem associado um sistema frontal grande atividade, que se aproximará de Portugal continental e irá atravessar todo o território durante Terça-feira, é esperada precipitação por vezes forte e persistente.

Uma chamada de atenção para a quantidade de precipitação prevista, vai chover muito num curto espaço de tempo, em algumas zonas podem-se registar 100l de acumulado em 24h.  

As regiões do Litoral Norte e Centro vão as ser mais afetadas durante a tarde de Segunda-feira, depois ao início da noite e durante a madrugada de Terça-feira vão ser as regiões do Interior.  O dia de Terça-feira vai ser com chuva persistente e forte praticamente em todo o País. 

 

Perante estas condições meteorológicas, são situações expectáveis: o piso rodoviário poder estar escorregadio e, eventualmente, formarem-se lençóis de água.

Existe também a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas mais vulneráveis.

Poderão ocorrer também, danos em estruturas montadas ou suspensas e possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento forte.

Aconselha-se a adoção de medidas de autoproteção, nomeadamente não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Para o litoral, aconselha-se a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais.

Cá estarei para acompanhar esta situação que me parece que vai criar bastantes problemas. Só mais uma chamada de atenção não se metam na Serra da Estrela na Terça-feira pois vai estar um temporal e não vai ser agradável andarem por lá.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar