Atenção à chuva e ao vento forte.


Agravamento do estado do tempo a partir da tarde de Segunda-feira com períodos de chuva que vão ser localmente fortes e aumento da intensidade do vento. 

Devido a passagem de uma superfície frontal associada a uma depressão situada a Noroeste da Península Ibérica o estado do tempo vai agravar-se já na tarde de Segunda-feira e vai manter-se instável até Quinta-feira. 

Uma chamada de atenção para a quantidade de precipitação prevista, vai chover muito num curto espaço de tempo, em algumas zonas podem-se registar 100l de acumulado em 24h.  Os dias mais problemáticos vão ser mesmo Segunda e Terça-feira.

Como sempre nesta situações existe sempre o risco de cheias rápidas em meio urbano e em pequenas bacias hidrográficas. Pelas previsões atuais as regiões do Litoral Norte e Centro vão as ser mais afetadas durante a tarde de Segunda-feira, depois ao início da noite e durante a madrugada de Terça-feira vão ser as regiões do Interior.  O dia de Terça-feira vai ser com chuva persistente e forte praticamente em todo o País. 

Outra situação que importa referir é a intensidade do vento, vai soprar de Sul/Sudeste  forte a muito forte com rajadas que podem ultrapassar os 100km/h nas regiões do litoral e terras altas, situação esta que pode causar estragos em algumas estruturas.

É importante que os sistemas de proteção civil emitam avisos para a população.

A Quarta-feira ainda vai ser uma dia com muita instabilidade com aguaceiros frequentes, depois o estado do tempo vai melhorar. 

As temperaturas vão descer ao longo da semana e na Quinta-feira podem ocorrer aguaceiros fracos que podem ser de neve na Serra da Estrela acima dos 1800m.

Deixo só uma previsão do acumulados de precipitação previstos até à próxima Quarta-feira.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar