Atenção ao estado do tempo nos próximos 3 dias!

Portugal vai ser afectado pela Tempestade “Elsa” que vai influenciar e muito o estado do tempo nos próximos 3 dias.

O estado do tempo vai agravar-se a partir da tarde de Quarta-feira  inicialmente nas regiões do Litoral Norte chegando ao final da tarde e início da noite às regiões do Interior.

Atenção à chuva que será por vezes forte e localizada, certamente e infelizmente vai causar estragos, são esperados acumulados na ordem dos 150mm nas regiões do Norte e Centro. É muita chuva num curto espaço de tempo.

Também são esperadas trovoadas e queda de granizo em zonas localizadas e algum fenómeno extremo de vento.

Atenção ao vento principalmente nas regiões a Sul do Tejo e Algarve e claro nas terras altas, vai soprar moderado a forte com rajadas que podem chegar aos 90km/h no Algarve e Costa Vicentina. Na Serra da Estrela os ventos vão ultrapassar os 100km/h sem grande dificuldade.

Os dias mais complicados vão ser Quarta e Quinta-feira, a partir de Sexta-feira haverá uma diminuição da intensidade de precipitação mas o tempo vai continuar instável com chuva e vento durante o fim de semana.

Será imperativo tomar medidas de autoprotecção , este artigo não tem como objectivo alarmar mas sim consciencializar as pessoas para tomarem medidas preventivas. Volto a frisar, a precipitação vai ser intensa e o vento vai ser muito forte em zonas que não estão acostumadas a sentir efeitos do vento.

Os distritos que podem ser mais afectados relativamente à precipitação podem ser :

Quinta-feira entre as 15h e as 18h – Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro e Vila Real. Atenção a Viana do Castelo e Porto!

Quinta-feira entre as 18h e as 1h de Sexta-feira – Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Viseu. Atenção à Guarda e Castelo Branco!

Sexta-Feira entre as 2h e as 6h – Distrito de Portalegre e Évora.

Quinta-feira nova superfície frontal com chuva intensa, trovoada, granizo e continuação de vento forte.

Agravamento do estado do tempo depois de almoço nas regiões do Litoral Norte estendendo-se às restantes regiões durante a tarde e noite.

Quanto à neve, sinceramente nem me apetece falar muito em previsões de neve até porque nos próximos dias vai chover mais na Serra da Estrela do que nevar, pode haver momentos de neve mas vai chover muito. Vou focar a atenção na chuva e o vento que vai causar problemas certamente.

A agitação marítima será outro factor de Risco, é esperada ondulação que poderá chegar aos 8m tanto na costa Oeste como na Sul.

É importante não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Vou acompanhar o evoluir da situação e fazer actualizações neste artigo.

__________________________________________________________________________________________

NOVA ACTUALIZAÇÃO  18/12/2019 17:51

Grande instabilidade com nuvens de grande desenvolvimento vertical embebidas na superfície frontal, geralmente causam forte instabilidade com aguaceiros fortes localizados e trovoadas que podem criar estragos.

Do final do dia de hoje e até ao final do dia de amanhã Quinta-feira são esperados períodos de chuva fortes , trovoadas, queda de granizo e vento forte com possibilidade de fenómenos de vento extremos.

Vamos continuar a acompanhar!

__________________________________________________________________________________________

NOVA ACTUALIZAÇÃO  19/12/2019 14:51

Vamos começar a entrar no período mais crítico das condições meteorológicas adversas, esta situação vai manter-se até à madrugada de Sexta-feira. São esperados períodos de chuva fortes trovoadas e vento muito forte.

As regiões do Litoral Norte e Centro começam a sentir a precipitação mais intensa por esta hora assim como rajadas de vento mais intensas.

Com o passar da tarde as regiões do Interior Norte e Centro vão ser as mais afetadas, esta situação vai manter-se até às 3h de Sexta-feira. Depois vão ser as regiões mais a Sul que vão ser afetadas.

Mais do que à precipitação muita atenção ao vento que vai soprar forte e em alguns casos pode ocorrer algum fenómeno extremo de vento.

Evitem viagens desnecessárias, tomem atenção e adoptem medidas de proteção.

Previsão de vento acima dos 100km/h em muitas regiões do Interior Norte e Centro

 

Apoio simbólico para a continuação do projecto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Deixar uma resposta

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar