Chuva forte e persistente a partir de Domingo!

AGRAVAMENTO DO ESTADO DO TEMPO A PARTIR DE DOMINGO

Depois de uma Sexta-feira e Sábado com tempo seco e subida das temperaturas é esperado um agravamento do estado do tempo na madrugada de Segunda-feira devido a influência direta da tempestade Danielle que vai perder as suas características convertendo-se numa depressão extra-tropical. O vento vai aumentar de intensidade no Litoral e Terras Altas com rajadas que podem chegar aos 60km/h.

As zonas costeiras naturalmente também vão ser afetadas com o aumento da ondulação marítima.

A precipitação esperada será em quantidade significativa e num curto espaço de tempo, situação que pode criar problemas nos locais historicamente mais vulneráveis ás precipitações intensas e consecutivos alagamentos, infiltrações ou mesmo inundações rápidas, em especial em áreas urbanas altamente impermeabilizadas.

São esperadas trovoadas e aguaceiros pontualmente intensos.

Nas áreas afetadas recentemente pelos incêndios temos uma erosão avançada dos solos, esta situação poderá agravar o risco de transbordo em muitos locais com pequenas ribeiras ou cursos de água e existe o risco de alguns deslizamentos de terras principalmente em zonas com algum declive.

No caso especifico da Serra da Estrela é importante estar atento à estrada do Vale Glaciar do Zêzere que liga Piornos a Manteigas é um local de risco acrescido.

Resumindo: A influência dos “restos” da Danielle vai provocar uma situação normal de instabilidade que temos no Outono ou Inverno, não vale a pena estar a dramatizar, é uma situação normal, é preciso é ter em atenção é a situação dos solos. Vamos acompanhar as próximas atualizações visto que as zonas onde a precipitação será mais intensa está sempre a alterar. 


 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar