Poeiras em suspensão vindas do deserto.
Continuam a estar previstas elevadas concentrações de poeiras vindas do deserto o Saara devido à tempestade Célia, vai arrastar uma massa de ar muito quente para Península Ibérica, estas partículas em suspensão são um poluente assim a qualidade do ar vai agravar-se significativamente.
O céu deverá adquirir uma tonalidade esquálida (amarelo-esbranquiçado-acastanhado). As máscaras FPP2 vão ser muito úteis no exterior nos próximos dias.
As previsões indicam que Quarta-feira será um dia ainda com mais concentração de poeiras suspensas no ar.
Existe o risco do fenômeno designado “chuva de lama” principalmente no Norte e Centro caso exista precipitação. Este fenômeno é bem evidente nos automóveis que ficam cheios de poeiras após a ocorrência de precipitação.
Medidas de Autoproteção
- A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
- Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas:
- Crianças;
- Idosos;
- Doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma;
- Doentes do foro cardiovascular.
- Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
- Em caso de agravamento de sintomas contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
Imagens de satélite do dia de hoje
Previsões mais especificas para a Serra da Estrela aqui https://www.meteoestrela.pt/previsoes/neve/