Até quando este “bloqueio anticiclónico ?

Até quando este “bloqueio anticiclónico ?

É assustador este bloqueio parece não ter fim, as previsões a médio prazo não indicam nada de novo, o tempo seco vai persistir ainda durante muito dias.  Tudo indica que vamos entrar em Fevereiro com tempo seco. 

 

Mais tarde ou mais cedo esta situação vai ter de alterar, vamos ver é se não é tarde para repor a anomalia de precipitação em que estamos atualmente. Neste momento existem muitas bacias hidrográficas com valores inferiores à média de Janeiro tal como a do Lima Sado e Barlavento Algarvio.

O país encontra-se asfixiado pela falta de água, essencial para os solos (forragens e culturas agrícolas), lençóis freáticos, rios e barragens, nomeadamente para a produção de energia elétrica, como a hídrica e eólica.

Vamos aguardar mas talvez na segunda semana de Fevereiro se consigam dar outras noticias, para já vamos ter valores mínimos de temperatura bastante baixos.

As temperaturas vão chegar a valores negativos em algumas localidades das regiões do Interior Norte e Centro do País. As mínimas podem chegar aos -4ºc/-5ºc. 

Sem chuva não há neve portanto só resta a produção da neve de cultura.

Previsões mais especificas para a Serra da Estrela aqui https://www.meteoestrela.pt/previsoes/neve/

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar