Tempo seco com subida da temperatura nos próximos dias. E o Natal como vai ser?


Volta o Anticiclone e o bloqueio, ou seja regressa o tempo estável nos próximos 10 dias pelo menos.  E o Natal será com neve?

Como tinha sido referido o tempo volta a estabilizar, o posicionamento do Anticiclone faz com que tenhamos novamente tempo seco. Se houver alguma precipitação será residual e sem qualquer relevância. 

As temperaturas vão subir e em alguns casos para valores acima da média. As máximas vão chegar aos 20ºc em muitas Cidades do Sul do País.  Os próximos dias vão ser com céu pouco nublado ou limpo, com neblinas ou nevoeiros matinais nas zonas mais baixas e com as temperaturas agradáveis durante o dia. As noites vão continuar a ser frescas. Esta situação vai manter-se pelo menos uns 10 dias. 

 

E o Natal?

Olhando para as previsões a muito longo prazo penso que podemos ter algo positivo na altura do Natal, o Anticiclone tudo indica vai deslocar-se para Norte fazendo que tenhamos um fluxo de Leste que permitirá que as temperaturas desçam bastante e que o Natal seja um pouco mais frio do que o normal.

Deixo esta imagem das probabilidade de um Natal com neve onde Portugal tem probabilidade de 0-5% de ter neve na altura festiva!

Acho que neste momento e analisando toda a dinâmica sinceramente existem indicadores que este ano podemos ter uma surpresa entre o Natal e o fim de ano. Não vou dizer que vamos ter nevões na noite de consoada mas tudo indica que podemos ter uns dias “animados” Nada como acompanhar pois ainda faltam muitos dias e a meteorologia não é uma ciência exata!

A Serra da Estrela está sem neve, situação muito má para o turismo que depende dela e não só. Tudo indica que na altura do Natal esta situação possa alterar. 

Previsões mais especificas para a Serra da Estrela aqui https://www.meteoestrela.pt/previsoes/neve/

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar