Aguaceiros e trovoadas a partir de Segunda-feira!

Previsão Curto Prazo 

Muita instabilidade para os próximos dias!

Muita instabilidade prevista para os próximos dias devido à presença de uma depressão a Oeste de Portugal Continental, são esperados períodos de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada. Não será de descartar um ou outro episódio localmente mais severo, nestas situações uma região pode ter células intensas e muita chuva e outra ao lado não chover quase nada ou pouco. 

Na manhã de Segunda-feira já são esperados aguaceiros fracos e dispersos no Litoral Centro aumentando de intensidade e frequência a tarde chegando as regiões do Interior. Entre Segunda-feira e Quarta-feira vamos ter bastante instabilidade. Tudo indica que o dia com mais instabilidade  será  Terça-feira, são esperados aguaceiros pontualmente fortes acompanhados de trovoada e queda de granizo.  

As temperaturas do ar vão descer ao longo da semana e teremos máximas mais amenas.

Nesta situação de instabilidade convém tomar medidas preventivas e antecipadas como a limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas, sarjetas e outros canais de drenagem, removendo folhas, areias e pedras entre outro tipo de material que ali se depositou previamente à época das chuvas, desobstrução e limpeza dos ralos dos quintais, terraços, varandas, caves e garagens e limpeza de bueiros, algerozes e caleiras.

Embora esta situação mereça acompanhamento não é nada de anormal, nada de alarmante e perfeitamente recorrente nesta época do ano, portanto não se envolvam em noticias com intuito de alarmar e desinformar.  

Previsões próximos dias

Domingo 12  Setembro – Céu em geral pouco nublado, aumentando a nebulosidade do litoral para o interior a partir do final da manhã e tornando-se geralmente muito nublado por nuvens médias/altas a partir do meio da tarde. Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em algumas zonas. Vento fraco a moderado. Temperaturas máximas a oscilar entre os 25ºc e os 32ºc e mínimas entre os 15ºc e os 18ºc.

Segunda-feira 13 Setembro -Céu com períodos de muito nublado em todo o território do Continente. Períodos de chuva ou aguaceiros no litoral oeste  a partir do final da manhã, estendendo-se com o avançar da tarde a todo o território, podendo ser pontualmente fortes e acompanhados por trovoada, em especial a partir do final da tarde. Vento fraco a moderado soprando moderado a forte  nas terras altas a partir da tarde. . Temperaturas máximas a oscilar entre os 20ºc e os 27ºc e mínimas entre os 14ºc e os 20ºc.

 

Terça-feira 14 Setembro – Céu muito nublado. aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de granizo, nas regiões Centro e Sul, estendendo-se gradualmente à região Norte. Vento fraco a moderado
soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul. Temperaturas máximas a oscilar entre os 19ºc e os 26ºc e mínimas entre os 13ºc e os 19ºc.

Tendência a médio prazo do estado do tempo.

Tempo mais estável sem precipitação.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar