Sol e muito frio!


Tempo estável com Sol e temperaturas muito baixas.

Depois da pequena instabilidade que tivemos o tempo vai novamente estabilizar durante a próxima semana. Continuamos com tempo muito frio com temperaturas mínimas bem negativas. 

O valores das temperaturas máximas não vão ultrapassar os 12ºc a 14ºc nas regiões mais quentes e as mínimas vão chegar aos -7ºc. Os dias mais frios vão ser este Domingo e Segunda-feira, depois as temperaturas vão subindo ao longo da semana mas vão manter-se extremamente baixas.

O vento ainda vai soprar moderado a forte de Nordeste na Segunda-feira causando um desconforto térmico ainda maior depois diminui de intensidade a partir de Terça-feira rodando para Norte.

Uma chamada de atenção para as regiões do interior durante a próxima semana onde se pode formar nevoeiro gelado, este não é um nevoeiro no sentido restrito, uma vez que não é formado por um processo de condensação. O vapor de água contido no ar assim passou diretamente do estado gasoso para o estado sólido, sem condensação anterior. Este nevoeiro só ocorre quando está extremamente muito frio. Ao contrário do nevoeiro normal, não há gotículas de água do nevoeiro, mas sim cristais de gelo suspensos no ar. Nevoeiro gelado é, portanto, definido como uma forma separada do nevoeiro real.

Atenção também a circulação automóvel devido a grande probabilidade de formação de gelo nas estradas durante a próxima semana.

Na Serra da Estrela durante a semana vamos ter dias muito frios e ótimos para a prática de desportos de Inverno à exceção de Quinta-feira onde vai aparecer alguma nebulosidade.

Para as previsões específicas para a Serra da Estrela visitem a página de neve.

Adotem medidas de autoproteção para o frio pois vamos ter temperaturas muito frias.  

Adoção das seguintes medidas: evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente; a proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol); a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor; especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

Recomendações: especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte; que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras; que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar; que se tenha em atenção a condução em locais suscetíveis de formação de gelo na estrada, adotando uma condução defensiva; especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Para as previsões específicas para a Serra da Estrela visitem a página de neve.

 

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.


PREVISÃO POR DISTRITO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar