Onde vai nevar?


Depois dos nevões históricos em Espanha a precipitação vai chegar a Portugal o que permitirá que neve a cotas baixas desde o Interior Norte até ao Alentejo.

Nesta situação com ar muito frio instalado pode nevar a qualquer cota desde que exista precipitação, a previsão indica que a precipitação seja fraca, logo neva em quantidades reduzidas mas o que cair acumulará facilmente.

Deixo aqui uma previsão de onde pode nevar e respetivos espaços temporais. 

Entre as 00h e as 6h de Sábado – Pode começar a nevar nos Distritos de Guarda em localidades mais perto da fronteira tipo Meda, Pinhel, Trancoso.  Distrito de Viseu em localidades tal como Castro D Aire, Penedouro e Moimenta entre outras localidades do Distrito.

Entre as 6h e as 18hPode começar a nevar no Distritos de Bragança, Vila Real, Castelo Branco ,Portalegre ,Évora . Cidades como Covilhã, Fundão mesmo Castelo Branco podem ver neve, mas como estão as previsões Portalegre e algumas cidades Alentejanas são as que podem ver mais neve.

Atenção que o poder nevar não indica que toda estas zonas vão ter nevões até porque como já foi dito a precipitação esperada em geral será fraca. Desta vez não vale a pena falar em cotas de neve.

Outra coisa que temos de ter em conta é aos microclimas, embora os modelos globais não coloquem muita precipitação podem ocorrer surpresas ao nível de precipitação local, se assim for a queda de neve pode ser mais intensa em algumas zonas. Não vão ser os nevões históricos que a Espanha teve mas o que nevar vai ser bem distribuído pelas diversas zonas de Portugal.

Vamos passar para o nowcasting (acompanhamento através do radar e satélite) e esperar que ocorram surpresas pela positiva. Estarei em permanente atualização no facebook para acompanhar este evento. Espero pelos vossos feedbacks!

Deixo um mapa de uma previsão de acumulação de neve ao fim deste evento.

Adotem medidas de autoproteção para o frio pois vamos ter temperaturas muito frias  

Para as previsões específicas para a Serra da Estrela visitem a página de neve.

 

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.


Sábado 9 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu nublado

Precipitação – Aguaceiros desde o Interior Norte até Alentejo

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento moderado a forte de Nordeste

Neve – Neve a qualquer cota desde que exista precipitação


Domingo 10 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu nublado

Precipitação – Aguaceiros fracos

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento moderado a forte de Nordeste

Neve – Neve a qualquer cota desde que exista precipitação

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar