Muito frio em Portugal, muita neve em Espanha.


Continuação de muito frio em Portugal Continental e nevões Históricos em Espanha

Como tinha referido na anterior previsão não adiantava andar a falar em grandes nevões em Portugal, infelizmente vai-se confirmar o que se previa,  a maior precipitação vai ficar toda em Espanha, a depressão “Filomena” já assim batizada vai “entrar” pelo golfo de Cádis afastando assim a possibilidade de grandes nevões em Portugal. 

Mais uma vez o nosso País ficou de lado numa situação que poderia trazer nevões a muitas zonas do País que não estavam habituadas a ver neve, temos de nos contentar com o frio e com o gelo ainda que no fim de semana possamos apanhar uns restos de precipitação, caso aconteça os aguaceiros vão ser de neve no Interior acima dos 200m e pode nevar onde não é habitual.

Em Espanha vai nevar e muito, Madrid por exemplo vai ter um grande nevão assim como Arágon, Este da Andaluzia Interior  da Comunidade Valenciana entre outras. 

É pena mas no tempo ninguém manda, em resumo vamos continuar com tempo seco e frio até ao fim de semana altura em que podem ocorrer alguns aguaceiros que caso ocorram são de neve acima dos 200m.

Deixo uma imagem em jeito de brincadeira do que se vai passar 🙂

Adotem medidas de autoproteção para o frio pois vamos ter temperaturas muito frias  

Na Serra da Estrela vamos continuar com dias muito frios o que é bom para manter a neve que existe acumulada e que se vai manter algum tempo ainda.

Para as previsões específicas para a Serra da Estrela visitem a página de neve.

Adoção das seguintes medidas: evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente; a proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol); a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor; especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

Recomendações: especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte; que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras; que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar; que se tenha em atenção a condução em locais suscetíveis de formação de gelo na estrada, adotando uma condução defensiva; especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.


Quarta-feira 6 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu pouco nublado no Norte e Centro. Sul muito nublado.

Precipitação – Aguaceiros no Algarve

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento fraco de Nordeste

Neve – 


Quinta-feira 7 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu parcialmente nublado no Norte e Centro. Sul muito nublado.

Precipitação – Aguaceiros no Alentejo e Algarve

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento fraco a moderado de Nordeste

Neve – 


Sexta-feira 8 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu pouco nublado no Norte, parcialmente nublado no Centro e Sul muito nublado.

Precipitação – Aguaceiros no Alentejo e Algarve

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento fraco de Nordeste

Neve – 


Sábado 9 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu nublado

Precipitação – Aguaceiros no Interior 

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento fraco de Norte

Neve – Neve acima dos 200m

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar