Muito Frio e alguma neve!


Muito frio a “caminho” de Portugal Continental e alguma neve. 

As temperaturas do ar vão descer acentuadamente devido à chegada de ar muito frio do Ártico, vão-se atingir mínimas pouco habituais para o nosso País, estamos a falar em temperaturas de  -7ºc em algumas regiões no Interior Norte e Centro e até mesmo no Interior Norte do Algarve podem registar-se valores perto dos 0ºc. Na Torre podem chegar aos -10/-11ºc. 

Existem mapas meteorológicos a colocarem nevões históricos em muita zonas da Península Ibérica em cotas bastante baixas, em Portugal as cotas de neve também vão ser baixas, a questão é que em principio a precipitação vai ser residual.

Para já e como as previsões estão, não me atrevo a dizer que vamos ter nevões como já se fala por ai, certamente vai ficar tudo em Espanha, de dia 7 a dia 10 de Janeiro as probabilidades de precipitação aumentam e ai podem nevar em muitos locais que não neva há muitos anos, até pode nevar na zona de Lisboa no fim de semana.

Vou acompanhar esta situação e mais perto posso dizer com mais margem de confiança onde pode nevar.

Para já adotem medidas de autoproteção para o frio pois vamos ter temperaturas muito frias  

Na Serra da Estrela vamos continuar com dias muito frios o que é bom para manter a neve que existe acumulada, no Domingo ainda vamos ter um dia bom para irem a Serra mas depois durante a semana começa a ficar mais desagradável.

Para as previsões específicas para a Serra da Estrela visitem a página de neve.

Adoção das seguintes medidas: evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente; a proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol); a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor; especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

Recomendações: especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte; que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras; que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar; que se tenha em atenção a condução em locais suscetíveis de formação de gelo na estrada, adotando uma condução defensiva; especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.


Segunda-feira 4 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu pouco nublado ficando temporariamente nublado.

Precipitação – Possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos no Interior Centro e Sul.

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento fraco de Norte

Neve – Possibilidade de aguaceiros de neve no Interior Centro acima dos 600m


Terça-feira 5 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu pouco nublado no Norte e Centro. Sul muito nublado.

Precipitação – Aguaceiros nas regiões do Sul

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento fraco de Leste

Neve – 


Quarta-feira 6 Janeiro 2021

Estado do Céu – Céu pouco nublado no Norte e Centro. Sul muito nublado.

Precipitação – Aguaceiros no Alentejo e Algarve

Temperatura – Tempo muito frio.

VentoVento fraco de Nordeste

Neve – 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar