Tempo estável, aguaceiros fracos no Litoral Norte na Terça-feira. Atenção aos Açores!

Continuação de tempo estável durante a semana no Continente, apenas na Terça-feira são esperados aguaceiros fracos no Minho e Douro Litoral, no resto do País não é esperada precipitação.

O céu vai apresentar-se nublado nas regiões do Litoral Oeste, no Interior vai predominar o Sol.

As temperaturas do ar vão manter-se bastante agradáveis e até existe uma tendência de subida.

O vento vai soprar em geral fraco a moderado aumento de intensidade a partir de Quarta-feira.

Em resumo durante a semana o tempo de final de Verão vai manter-se com largos momentos Sol entre algumas nuvens nas regiões do Litoral. Esta semana vou focar as previsões para os Açores devido a aproximação do furacão Lorenzo.

No Continente o furação apenas vai influenciar o estado do mar,  entre a tarde de Quinta-feira e a tarde Sexta-feira, é esperado ondulação com alguma energia associada,   a costa oeste e pode registar ondas de 3 a 4 metros.

PREVISÃO ESPECIAL AÇORES 

O Lorenzo já foi um furacão cat5 com ventos constantes de 250km/h e rajadas superiores a 300km/h mas vai ter tendência a diminuição de intensidade  nas próximas horas , é espectável que atinja o arquipélago dos Açores como cat2 embora a sua trajectória e intensidade ainda seja incerta.

O Lorenzo deverá começar a afectar o arquipélago entre o final do dia de Terça-feira até Quinta-feira.

Nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira (grupo central), o vento será de quadrante sul com rajadas até 180 quilómetros por hora e chuva forte, com altura máxima de onda superior a 20 metros.

No grupo oriental, que compreende as ilhas de São Miguel e Santa Maria, estão previstas rajadas até 110 quilómetros por hora e ondas de altura significativa de 7 a 9 metros.

Vamos continuar acompanhar as previsões e os próximos comunicados na NOOA, estamos perante algo que não deve ser subestimado, embora os Açorianos estejam habituados a estas situações neste caso pode não ser somente mais uma tempestade.

Apoio simbólico para a continuação do projecto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar