Carnaval com muita chuva, vento e alguma neve.

ATUALIZADO EM: 01/03/2019 às 09:00h

Por fim vamos ter o Inverno de volta, a chuva, o vento e a neve vai regressar no Carnaval.

No Domingo ao final da tarde regressa a chuva a os aguaceiros às regiões do Litoral Norte e Centro progredindo para as restantes regiões durante a madrugada de Segunda-feira, o tempo melhora pontualmente durante a manhã e a Segunda-feira vai acabar por ser um dia mais calmo. O vento vai soprar em geral moderado a forte nas terras altas com rajadas que podem chegar aos 70km/h. As temperaturas do ar voltam a descer.

A Terça-feira de Carnaval vai ser um dia verdadeiramente Invernoso com chuva frequente por vezes forte e aguaceiros, atenção às regiões do Litoral Norte e Centro e regiões do Interior, podem acumular valores acima dos 100mm até à próxima Quarta-feira. O Sul vai “escapar”, embora também sejam esperados aguaceiros em geral fracos. 

O vento vai soprar moderado a forte no Litoral e terras altas com rajadas até aos 90km/h.

Seria sensato adiar os tradicionais corsos de Carnaval pois certamente as condições meteorológicas que se vão fazer sentir principalmente durante a tarde de Terça-feira não vão ajudar a que decorram com normalidade principalmente no Norte e Centro, no Sul a precipitação esperada é menor e podem “escapar”. 

A Quarta-feira vai ser um dia idêntico com períodos de chuva  e aguaceiros que vão ser de neve nas montanhas do Norte e Centro do País. A temperatura do ar vai descer e vamos ter um dia frio.

NEVE 

As condições meteorológicas na Serra da Estrela também se vão agravar nos próximos dias, Domingo é esperada chuva e vento forte na Torre.

Na Terça-feira de Carnaval volta a nevar nos pontos mais altos da Serra, a cota de neve está muito no limite, temo que a precipitação passe mesmo a chuva durante o dia. As previsões ainda vão sofrer alguns acertos, neste momento temos duas possibilidades, ou cai um grande nevão na Serra da Estrela ou então a chuva vai acabar por derreter o resto da neve. Vai ser um dia de temporal com vento forte de Sudoeste, chuva,neve e nevoeiro no topo da Serra.

Na Quarta-feira a cota de neve vai descer e ai sim já são esperados aguaceiros de neve acima dos 1700m descendo a cota ao longo do dia para os 1400m mas já com precipitação mais residual. A Serra da Estrela vai voltar a acumular uma quantidade razoável de neve que vai durar umas semanas.

É pena que as temperaturas não permitam que a precipitação seja toda em forma de neve na Terça-feira senão seria um grande nevão que recolocaria toda a neve que tem faltado a este Inverno na Serra, pode ser que ainda se altere a situação.

Vou actualizando a página neve consoante as previsões.

Se quiser previsões mais detalhadas para organização, gestão e planeamento das suas actividades basta contactar meteoestrela@gmail.com

Apoio simbólico para a continuação do projecto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Deixar uma resposta

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar