Chuva, vento e alguma neve durante o fim de semana!

PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO EM:

[

Agravamento do estado do tempo no dia de Sábado devido à passagem de uma superfície frontal fria. São esperados períodos de chuva que podem ser por vezes fortes e persistentes principalmente nas regiões do Litoral Norte e Centro do País. Ao longo do dia a chuva vai passar a regime de aguaceiros que vão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde.

Aumento da intensidade do vento que vai soprar moderado a forte de Oeste\Sudoeste com rajadas que podem ultrapassar os 80km/h nas terras altas. 

O estado do tempo melhora no Domingo, ainda podem ocorrer aguaceiros durante a madrugada mas depois o Sol vai aparecer a partir da manhã. Vai ser um dia frio e ventoso.

A próxima semana tudo indica que será mais Invernosa com a chegada de uma massa de ar polar marítimo com alguma precipitação, as cotas de neve vão baixar e pode nevar nas montanhas do Norte e Centro acima dos 1000m caso a precipitação se confirme. Ainda faltam alguns dias, é uma situação para acompanhar.

Em resumo, o tempo vai agravar-se no final do dia de Sexta-feira e o Sábado vai ser um dia Invernoso com muita chuva e vento. No Domingo o tempo melhora e depois durante a próxima semana as temperaturas descem, pode nevar em mais locais a cotas acima dos 1000m. 

NEVE 

Na Serra da Estrela no pré frontal vai nevar acima dos 1800m mas depois tudo indica que na passagem da superfície frontal a precipitação será maioritariamente sob a forma de chuva, a cota de neve está no limite dos 1900m/2000m.

Pode ser por pouco que não vai cair um bom nevão, olhando para as várias ferramentas que costumo consultar, todas apontam para um cenário de chuva no período de maior precipitação, a cota de neve só deverá descer no pós-frontal voltando a nevar acima dos 1700m mas ai com menos precipitação. Até lá as previsões podem mudar, falta apenas 1ºc/2ºc a menos para termos um bom nevão na zona da Torre.

Para além da precipitação alerto para a intensidade do vento que se vai fazer sentir no maciço central, são esperadas rajadas de vento que podem chegar ao 80km/h. Sábado vai ser um dia de temporal na Serra.

Na próxima semana as temperaturas vão descer e toda a precipitação que ocorrer vai ser sob a forma de neve na Serra da Estrela podendo assim acumular alguma neve.

Se quiserem dar um apoio simbólico par a continuação do projecto basta clicar na imagem abaixo. Obrigado!

Previsões Gerais Portugal Continental para os próximos dias:

Sexta-feira 18/01/2019

Céu parcialmente nublado. Chuva no Litoral a partir da tarde e a noite no Sul. Aguaceiros fracos no Norte e Centro que são de neve acima dos 1200m. Vento fraco de Noroeste.

Sábado 19/01/2019

Céu muito nublado. Chuva por vezes forte, aguaceiros.Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela intercalando com chuva. Descida da temperatura.Vento moderado a forte de Sudoeste\Oeste com rajadas que podem chegar aos 80km/h nas terras altas.

Domingo 20/01/2019

Céu parcialmente nublado ficando pouco nublado. Aguaceiros fracos durante a madrugada que são de neve acima dos 1700m. Descida da temperatura. Vento moderado de Norte.

Segunda-feira 21/01/2019

Céu pouco nublado.Tempo frio. Descida da temperatura. Vento moderado de Norte.

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar