Semana com tempo frio.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 21h:41m dia 05/01/2019

Próxima semana novamente com tempo estável, o Sol  vai dar algum conforto térmico durante os dias mas atenção ao frio durante as noites e madrugadas, as temperaturas do ar voltam a descer especialmente as mínimas.  Vão registar-se valores negativos em muitas regiões do Interior Norte e Centro do País durante a semana.

O vento vai aumentar de intensidade a partir da próxima Quarta-feira, vai começar a soprar de componente Nordeste, aumenta assim o desconforto térmico.

As geadas que se têm registado vão diminuir de intensidade devido a ação do vento, os nevoeiros e neblinas matinais nos vales e terras baixas podem persistir durante o dia.

Continuamos também com um cenário de inversões térmicas.

Olhando para as previsões a longo prazo começo a acreditar que para o final do mês o ar polar que neste momento afecta a Europa Central vai chegar à Península Ibéria ainda que de uma forma menos intensa, este bloqueio Anticiclónico vai perdendo força e a partir do dia 17/18, a precipitação vai acabar por regressar ao nosso País.

Geralmente estas situações terminam com episódios de alguma chuva e queda de neve nas montanhas. Vamos saber esperar, geralmente a Natureza faz a compensação.

Ficam alguma medidas de autoproteção que devem adoptar para os próximos dias:

  • Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Proteção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
  • Procure manter-se em casa ou em locais quentes.
  • Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
  • O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as atividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.
  • Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.
  • O consumo excessivo de eletricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos elétricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
  • Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
  • Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.

NEVE –  Quanto a neve na Serra da Estrela também não há muito a dizer, neste momento existe pouca ou quase nenhuma neve na Serra. As pistas de Ski têm neve de cultura o que permite a prática de desportos de Inverno.

As temperaturas vão manter-se positivas durante o dia e a noite descem para valores negativos o que possibilita a produção de neve de cultura embora o vento a partir do meio da semana vá dificultar a sua produção.

As humidades relativas do ar vão andar nos entre os 20-60%.

Não está prevista qualquer queda de neve nos próximos dias.

Se quiserem dar um apoio simbólico par a continuação do projecto e para a aquisição do Kit de reparação para a estação da Torre basta clicar na imagem abaixo. Obrigado!

Previsões Gerais Portugal Continental para os próximos dias:

Domingo 06/01/2019

Céu pouco nublado ou limpo. Geadas. Neblinas persistentes. Vento fraco de Leste\Nordeste.

Segunda-feira 07/01/2019

Céu pouco nublado. Nevoeiros persistentes. Vento fraco de Nordeste.

Terça-feira 08/01/2019

Céu pouco nublado ou limpo. Geadas no interior. Vento de Nordeste.

Quarta-feira 09/12/2019

Céu pouco nublado. Descida da temperatura. Vento fraco de Nordeste.

Quinta-feira 10/12/2019

Céu pouco nublado. Descida acentuada da temperatura. Tempo frio. Vento moderado de Nordeste.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar