Agravamento do estado do tempo. Chuva e Neve na Serra da Estrela.

Última Atualização:  12 Dezembro às 18:15h

O estado do tempo vai agravar-se na região da Serra da Estrela durante a próxima noite/madrugada devido à passagem de uma superfície frontal fria, inicialmente é esperada chuva até às 5h.

Após as 6h e com a entrada de ar frio a cota de neve vai começar a descer e a chuva vai passar a neve, a cota de neve vai descer rapidamente para os 1400m.

Existem dois cenários, ou o ar frio se instala mais cedo e o “grosso” da precipitação é maioritariamente em forma de neve provocando acumulação com algum significado principalmente acima dos 1700m , ou então o ar frio só se instala no pós-frontal e vai faltar precipitação e a acumulação vai ser bem menor.

Para já tudo indica que podemos ter alguma acumulação acima dos 1700m inicialmente e depois ao final da manhã nas Penhas da Sáude também pode acumular alguma neve.

Atenção ao vento que vai soprar forte no maciço central com rajadas que podem chegar aos 90-100km/h na Torre.

Não vale a pena tentarem subir a Torre amanhã de manhã pois certamente as estradas vão encerrar, a  próxima noite e madrugada vão ser temporal.

O estado do tempo vai melhorar para o final do dia de Quinta-feira. Para o fim de semana é esperada chuva e mais alguma neve.

Deixo um GIF com a previsão da precipitação e a sua forma de um modelo de alta resolução para as próximas horas, assim como um meteograma. (A cruz corresponde ao topo da Serra da Estrela – Torre)

Se quiserem dar um apoio simbólico para a continuação do projecto e para a aquisição do Kit de reparação para a estação da Torre basta clicar na imagem abaixo. Obrigado!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar