Domingo tempestuoso. Bom dia para ficar em casa!

O fim de semana vai ser tempestuoso, o Sábado vai ser com chuva fraca mas persistente nas regiões do Norte e Centro, no Sul apenas devem ocorrer alguns chuviscos para fim do dia.

Atenção a Domingo entre as 7h e as 00h, são esperadas chuvas intensas e persistentes, podem cair entre 40 a 80mm em menos de 12h. Tudo indica que as regiões mais afetadas vão ser as regiões do Litoral Centro e interior centro durante a manhã e depois as regiões do Sul a partir da tarde mas ainda podem haver alterações nas zonas mais afetadas.

Nas restantes regiões também vai chover bem e nas zonas montanhosas do Norte e Centro as precipitações até podem ser mais intensas. Domingo é um bom dia para ficar em casa.

Este episódio de chuvas intensas pode provocar a saturação dos solos e é expectável a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, em consequência da acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, bem como piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

Outras situações previsíveis são a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

Outra chamada de atenção para a intensidade do vento que vai soprar forte com rajadas que podem chegar aos 100km/h nas terras altas.

As temperaturas do ar vão subir e toda a precipitação que cair vai ser em forma de chuva, assim toda a neve na Serra da Estrela vai derreter durante o fim de semana. Não é aconselhável visitar a Serra durante o Domingo, vai estar um dia de tempestade com chuva e vento forte.

O estado do tempo vai melhorar a partir da tarde de Segunda-feira.

Previsões Gerais Portugal Continental para os próximos dias:

Sexta-feira 09/11/2018

Céu nublado com chuva persistente acima do Sistema Montejunto-Estrela. No Sul do País céu pouco nublado com Sol até meio da tarde. Subida das temperaturas. Vento moderado de Sudoeste.

Sábado 10/11/2018

Céu muito nublado,  chuva em geral fraca mas persistente durante todo o dia.  Nova subida da temperatura. Vento em geral moderado a forte de Sudoeste.

Domingo 11/11/2018

Dia de verdadeiro temporal com céu muito nublado, chuva por vezes forte que pode originar problemas. Ligeira descida da temperatura. Vento forte a muito forte com rajadas que podem chegar aos 100km/h nas terras altas. Dia bom para estar em casa.

 

A mostrar 2 comentários
  • João marcos
    Responder

    Pois se tem este conhecimento porquê a proteção civil deixarem que casos graves possam acontecer podendo prevenir , alguns casos graves , obrigado

  • António Silva
    Responder

    É bom as pessoas estejam prevenidas.

Deixar uma resposta

Escreva o que pretende procurar e pressione Enter