Semana Invernosa. Chuva, Vento e Neve!

Confirma-se o regresso  da chuva na Segunda-feira, vai chover durante o dia no Algarve progredindo para as restantes regiões durante a noite.

Os próximos dias vão ser chuvosos com precipitação por vezes intensa que pode produzir acumulados ao longo da semana acima dos 200mm no Norte e 150mm no Sul, vai chover em todo o País. A partir de Quarta-feira o vento vai aumentar de intensidade e vai soprar moderado a forte com rajadas que podem chegar aos 100km/ nas terras altas. No Algarve e Costa Vicentina o vento vai soprar forte a partir de Quarta-feira.

A neve também é esperada ao longo da semana, na Serra da Estrela vai nevar na Segunda-feira a noite acima dos 1800m, a cota de neve vai oscilar no próximos dias, vamos ter dias com Neve e alguns com chuva na Serra. De todas as regiões, a que tem maior probabilidade de nevar a cotas mais baixas é o Nordeste Transmontano, vamos ver como o ar frio de comporta com a chega das superfícies frontais, caso o ar frio resista na Terça-feira podemos ter um bom nevão em Bragança. Vou acompanhando esta situação.

Em resumo, vamos ter uma semana com chuva, aguaceiros,vento forte e alguma neve, boas noticias para a situação de seca que o País atravessa,  não será a solução mas já é uma boa ajuda. Este tempo instável pode durar uns 10dias.

Riscos Meteorológicos a considerar:

  • Ocorrência de precipitação Forte na Quarta-feira;
  • Ventos fortes em especial no Litoral a Sul do Tejo e nas Terras altas do Norte e Centro;
  • Possibilidade de ocorrência de Trovoadas ao longo da semana;
  • Possibilidade queda de neve acima dos 800m no Norte na Terça-feira e acima dos 1800m no Centro.
  • Risco de inundações nos locais historicamente vulneráveis dos centros urbanos;
  • Risco derrocadas arribas no Algarve devido agitação marítima;

Segunda-feira 26 de Fevereiro – Céu nublado, chuva no Algarve durante o dia. A noite chega ao resto do País. Vento em geral fraco.

Terça-feira 27 de Fevereiro – Céu nublado, Aguaceiros durante o dia. Neve acima dos 800m no Norte e acima dos 1800m no Centro. Vento em geral fraco.

Quarta-feira 28 de Fevereiro – Céu muito nublado. Chuva por vezes forte e persistente. Vento moderado a forte nas terras altas.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar