Chuva e neve na madrugada de Sexta. Sábado com Sol.

NOVA ACTUALIZAÇÃO: 08/02/2018 – 20:14

Faço uma nova actualização para as próximas horas, de facto vamos ter uma situação algo complexa de prever no que toca onde pode ou não nevar.

Após uma última análise considero que inicialmente a precipitação caso ocorra (pois até a precipitação será fraca) será de neve acima dos 700m no distrito de Bragança, isto porque de todas as zonas esta é a que têm mais probabilidade de reter o ar frio instalado. Nos distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco não excluo que possa nevar inicialmente acima dos 800m subindo rapidamente a cota para os 1400m/1600m, só a Serra da Estrela vai ter neve acumulada. Temos outro “problema” para que neve é necessário precipitação, e até a precipitação será fraca. 

A partir de agora não vale a pena estar a olhar para os modelos, só com o acompanhamento “nowcasting” das temperaturas e das imagens de radar se consegue saber onde pode chover ou nevar.  Deixo o link onde podem acompanhar essas variáveis. https://www.meteoestrela.pt/meteorologia/

Isto é uma previsão, tudo pode acontecer embora pense que ainda não seja desta que neve nas Cidades a sério. 

NOVA ACTUALIZAÇÃO: 08/02/2018 – 10:14

Infelizmente as previsões mudaram radicalmente a menos de 24h, não é muito normal, este ano definitivamente a chuva e a neve não querem nada com o nosso País, houve uma alteração da quantidade de precipitação prevista e vamos ter menos frio. Neste momento afasto a possibilidade de nevões abaixo dos 1000m e até mesmo na Serra da Estrela vai nevar pouco. Houve um enfraquecimento da superfície frontal e apenas o Litoral vai ter mais precipitação. 

A meteorologia é assim, nada nem ninguém “manda” no tempo. As previsões estão a mudar de 6h em 6h, são complexas. Farei novo ponto de situação pelas 19h com a definitiva previsão para a próxima madrugada.

 

 

Depois deste frio todo instalado finalmente vamos ter alguma precipitação no nosso País durante a madrugada e manhã de Sexta-feira. Uma coisa que está praticamente garantida é a queda de neve acima dos 1400m nas montanhas, as Serras do Norte e Centro vão pintar-se de branco.

Em termos meteorologicos temos uma “equação” de difícil resolução, será que com a passagem da superfície frontal que trás ar mais húmido e quente neva em cotas abaixo dos 1000m?

De todas as Cidades mais altas a que tem mais probabilidade de ver neve sem dúvida é Bragança, isto porque o ar frio instalado vai ser decisivo para a precipitação ser em forma de neve.  Os distritos da Guarda, Viseu e até mesmo Castelo Branco podem ver neve abaixo dos 1000m, a temperatura está no limite, tanto pode nevar e depois passar a chuva, ser sempre neve, ou ser apenas chuva.

Uma opinião pessoal e depois de uma análise profunda, vou “confiar” nos modelos mesoescalares que no último episódio de neve em Bragança foram os únicos que tiveram sucesso. Todos os outros actualmente estão a dar neve acima dos 1400m mas penso que não estão a lidar bem com o ar frio instalado.

A minha “aposta” e previsão é que no Nordeste Transmontano a precipitação será toda em forma de neve e que o distrito de Bragança tenha um bom nevão, quanto aos distritos de Guarda, Viseu e Castelo Branco acredito que  inicialmente neve acima dos 700m mas com a passagem do sector mais quente da frente a neve passe a chuva. Lá está posso falhar ou acertar, mas nestes casos não acredito que o ar frio instalado nestes últimos dias se dissipe assim de repente. Estamos no limite, tudo pode acontecer, agora para efeitos de prevenção e proteção de pessoas e bens devemos sempre assumir o cenário que pode nevar, pois se assim for vai causar problemas de circulação nas Cidades mais altas. Caso não neve tanto melhor.

Na Serra da Estrela vamos ter um bom nevão que vai possibilitar ficar com a Serra pintada de branco para o Carnaval.

Depois no Sábado vamos ter um dia já bem melhor com Sol e algumas nuvens e a temperatura volta a descer.

Domingo regressam as nuvens e depois para a Terça-feira de Carnaval tudo indica que vamos ter novamente tempo instável com chuva e neve. Mas depois faço a previsão para esses dias.

O Vento para os próximos dias vai soprar em geral moderado a forte nas terras altas de componente Nordeste.

Quinta-feira 8 de Fevereiro – Céu pouco nublado aumentando de nebulosidade para o fim do dia. Períodos de chuva no Litoral Norte. Tempo muito frio. Vento fraco a moderado de Nordeste.

Sexta-feira 9 de Fevereiro – Céu muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros durante a madrugada e manhã que vão ser de neve acima dos 1000m podendo nevar abaixo dos 1000m no Nordeste transmontano. A tarde o tempo melhora. Vento moderado de Norte/Nordeste.

Sábado 10 de Fevereiro – Céu muito nublado ficando pouco nublado. Vento moderado de Norte. Descida da temperatura.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar