Vaga de Frio! Pode nevar onde não está previsto.

Como já se tinha adiantado há uns dias, a próxima semana vai ser caracterizada por dias bastantes frios e ventosos.  Várias regiões no Norte e Centro vão ter temperaturas negativas e as máximas não vão passar dos 10ºc. Na Torre podem registar-se temperaturas de -11ºc. A sensação térmica aplicada pelo vento vai ser bastante desagradável.

A precipitação vai ser pouca ao longo da semana senão teríamos nevões em muitas zonas do País, mesmo assim podem acontecer surpresas a nível de queda de neve a cotas não muito elevadas, caso a precipitação coincida com os períodos de maior frio.

Nestas situações não podemos confiar 100% nos modelos pois a precipitação anda a “rondar” as nossa fronteira, não me admirada que nevasse em locais onde não está previsto. As cotas de neve vão oscilar entre os 500m-600m no início da semana e os 300m/400m para o meio da semana. As previsões neste tipo de situações mudam constantemente e são imprevisíveis.

Segunda-feira 5 de Fevereiro – Céu pouco nublado ficando nublado durante a tarde no Interior. Tempo frio. Aguaceiros que podem ser de neve no Interior Norte e Centro a tarde acima dos 500m. Vento moderado a forte de Nordeste.

Terça-feira 6 de Fevereiro – Céu pouco nublado. A tarde algumas nuvens e podem ocorrer aguaceiros que serão de neve acima dos 400m no extremo Nordeste do País. Tempo frio. Vento moderado a forte de Nordeste.

Quarta-feira 7 de Fevereiro – Céu pouco nublado ficando temporariamente nublado. Possibilidade de aguaceiros fracos e pontuais que serão de neve acima dos 400m no Interior Norte e Centro e Alto Alentejo. Vento moderado de Nordeste.

Quinta-feira 8 de Fevereiro – Céu pouco nublado aumentando de nebulosidade. Períodos de chuva no norte e Centro em especial ao final do dia. Queda de neve no Interior Norte e Centro acima dos 600/800m para o fim do dia. Vento fraco a moderado de Nordeste.

 

Deixo algumas medidas de autoproteção que devem adoptar:

Durante uma vaga de frio:

• Procure manter-se em casa ou em locais quentes;
• Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar;
• O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco;
• Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112;
• O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia, desligue os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha a mão uma lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz;
• Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.

Se tiver de sair de casa:
• Evite uma exposição excessiva ao frio. Saia de casa apenas se tal for estritamente necessário;
• Se vai ter necessidade de passar muito tempo no exterior da casa, use várias peças de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso. Use um chapéu ou gorro para proteger a cabeça;
• Proteja o rosto. Evite a entrada de ar extremamente frio nos pulmões;
• Mantenha as roupas secas. Mude meias molhadas ou outras peças que possam contribuir para a perda de calor.

Se viajar de automóvel:
• Evite deslocações desnecessárias. Suspenda excursões ou passeios na Montanha ou em zonas propensas a quedas de neve descidas significativas de temperatura;
• Antes de iniciar viagem, faça uma revisão ao nível de gasolina, luzes e travões. Coloque um líquido anticongelante no radiador. Leve correntes para a neve, se for caso disso;
• Informe-se junto das autoridades dos riscos que vai enfrentar no seu trajecto. Procure conhecer locais de refúgio (povoações, hotéis, estalagens).

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar