Regresso da Chuva, do frio e até da neve!


Previsão Curto Prazo 

Regresso da chuva do frio e até da neve!

Uma frente associada a uma depressão situada nas Ilhas Britânicas vai afetar o estado do tempo em Portugal Continental, da noite de sábado a domingo, entrando pelo noroeste da península e que vai avançar de oeste para leste vai provocar períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser fortes. 

Esta depressão tem caraterísticas de ciclogénese explosiva que se caracteriza por um decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica no centro de uma depressão num curto intervalo de tempo. Nestas situações geralmente é esperada chuva intensa e vento forte. 

As temperaturas máximas vão descer em 10ºC/15ºC de sábado para segunda-feira.  Com a descida das temperaturas vai voltar a nevar na Serra da Estrela a partir de Domingo acima dos 1800m descendo a cota de neve para os 1300m/1500m durante o dia de Segunda-feira podendo nevar em outros sistemas montanhosos como o Gerês. 

Vamos passar da Primavera ao Inverno literalmente em dois dias. 

O vento vai soprar em geral moderado podendo soprar forte nas terras altas.

 

Previsão para os próximos dias: 

 

Sexta-feira 7 Maio Céu pouco nublado podendo estar nublado no Litoral e Alentejo até ao final da manhã. Vento fraco. Temperaturas máximas entre os 21ºc e os 27ºc e mínimas entre os 7ºc e os 15ºc. 

Sábado 8 Maio Céu pouco nublado ficando muito nublado a partir da tarde.  Vento fraco a moderado nas terras altas. Descida da temperatura. Temperaturas máximas entre os 21ºc e os 27ºc e mínimas entre os 7ºc e os 15ºc. 

Aguaceiros fortes

Domingo 9 Maio Céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes. Neve a partir da tarde acima dos 1800m. Vento moderado a forte nas terras altas com rajadas até 70km/h. Descida da temperatura. Temperaturas máximas entre os 13ºc e os 20ºc e mínimas entre os 6ºc e os 14ºc. 

Aguaceiros fortes

Segunda-feira 10 Maio Céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros.  Queda de neve acima dos 1400m. Vento moderado a forte nas terras altas com rajadas até 60km/h. Descida da temperatura. Temperaturas máximas entre os 10ºc e os 18ºc e mínimas entre os 4ºc e os 13ºc. 

Aguaceiros fortes

 

Tendência a médio prazo do estado do tempo.

A médio prazo as previsões indicam tempo instável com chuva e aguaceiros e temperaturas abaixo da média.

Para as previsões específicas para a Serra da Estrela visitem a página de neve.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar