Chuva, aguaceiros e trovoadas nos próximos dias (actualização)

ATUALIZAÇÃO PRECIPITAÇÃO PREVISTA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

As previsões começaram a reajustar-se e tudo indica que vamos ter uma clara diminuição do impacto da depressão, com as frentes a dissipar-se ou a entrarem em oclusão, ou seja precipitação intensa prevista à uns dias atrás não será tão intensa e generalizada mas mesmo assim vamos ter um bom evento com chuva em praticamente todo o País.

As zonas do Litoral Norte como é normal vão obter os maiores acumulados, as zonas do interior e quanto mais a leste menos precipitação vão ter mas mesmo assim vão ter bons acumulados, no Sul a precipitação será ainda menor mas de qualquer forma vai acumular alguns litros por m2  que são bastante necessários.

No meio deste cenário temos de estar atentos ao radar pois vai existir instabilidade e estão previstos aguaceiros que podem ser pontualmente fortes acompanhados de trovoadas, é nestas zonas que a precipitação pode criar mais problemas e algum impacto. Só se consegue saber quais vão ser acompanhando o radar.

O vento vai soprar por vezes forte com rajadas até aos 60/75km/h, nas terras altas as rajadas podem chegar aos 90km/h.

O estado do tempo vai começar a mudar já na próxima madrugada e durante a manhã de Segunda  haverá precipitação no Litoral que se vai estender ao Interior durante a tarde. Na Terça-feira já será chuva em todas as regiões Norte e Centro. O tempo instável vai manter-se até Sexta-feira.

Resumindo vamos ter uns dias de precipitação que bem é precisa para atenuar a seca extrema que atravessamos. Não é de descartar algum fenómeno extremo devido à instabilidade prevista que pode criar problemas nos locais historicamente mais vulneráveis ás precipitações intensas e consecutivos alagamentos, infiltrações ou mesmo inundações rápidas, em especial em áreas urbanas altamente impermeabilizadas.

Nas áreas afectadas recentemente pelos incêndios temos uma erosão avançada dos solos, esta situação poderá agravar o risco de transbordo em muitos locais com pequenas ribeiras ou cursos de água e existe o risco de alguns deslizamentos de terras principalmente em zonas com algum declive e contaminação das linhas de água.

A partir de agora vamos deixar as previsões e fazer o Nowcasting (acompanhar radar e satélite).

 

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar