Calor Extremo em Portugal Continental

Calor Extremo em Portugal Continental. 

Acentuada subida da temperatura do ar nos próximos dias devido a uma corrente de Leste associada a um potente Anticiclone situado a Nordeste dos Açores que vai arrastar uma massa de ar quente e seco do Norte de África  que vai provocar uma subida generalizadas das temperaturas.  Podem ser batidos recordes de temperatura máxima!

A partir de Quinta-feira as temperaturas máximas vão estar acima dos 30ºc em quase todo o País , entre os 35ºc e os 40ºc no Interior e acima dos 40ºc nas regiões do vale do Tejo e Alentejo.

Existem modelos que apontam para uns 43ºc no próximo Domingo para as regiões do Vale do Tejo!

No inicio da próxima semana podemos ter temperaturas extremas em Portugal Continental com valores perto dos 44ºc, esperemos que esta massa de ar quente não seja tão intensa como modelada.

As noites vão ser tropicais em muitas zonas com temperaturas bem acima dos 20ºc.  Tudo indica que estas temperaturas se mantenham elevadas pelo menos uns 10 dias, estamos perante uma onda de calor.

 

Com esta situação meteorológica é normal que o risco de incêndio aumente significativamente, alguns distritos vão ter risco de incêndio máximo, é, por isso, necessário um cuidado redobrado por parte de todos, adequando comportamento e atitudes, de modo a evitar ignições susceptíveis de originar incêndios rurais. Adote as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo.

Atenção ao índice ultravioleta que vai estar bastante elevado é aconselhável o uso  de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

É importante estar em constante hidratação, colocar, procurar por lugares à sombra e usar roupas claras, leves e frescas. Evite também fazer exercício físico nas horas de maior calor (aproximadamente entre 11h-16h). Este calor extremo pode causar problemas de Saúde aos grupos de risco.

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar