Aguaceiros, queda de granizo e trovoadas!

Instabilidade com aguaceiros e trovoadas. 

Vamos ter uma transição de massas de ar (uma quente e seca que está a influenciar a Península Ibérica e uma mais húmida proveniente de uma depressão em altitude), esta situação vai provocar a ocorrência de aguaceiros, queda de granizo e trovoadas localizadas que podem criar fenómenos extremos de vento e precipitação. Tudo indica que os dias com maior instabilidade sejam Quarta e Quinta-feira. Nestas situações é sempre espectável algum problema que possa ocorrer ou pela intensidade da precipitação ou pela intensidade do vento.

As poeiras que temos atualmente na atmosfera pode limitar um pouco a severidade da instabilidade.

Nestes casos é sempre uma lotaria adivinhar onde podem ocorrer com mais intensidade, temos de acompanhar as imagens de satélite e radares e verificar o desenvolvimento vertical que antecedem estes fenómenos. Tudo indica que a instabilidade vai iniciar-se no Litoral e depois vai progredir para o interior do País.

 

 

“A level 1 was issued for parts of Portugal and NW Spain mainly for large hail and severe wind gusts.

The combination of increasing synoptic-scale lift and intense diurnal heating assist in isolated to scattered CI along the W fringe of the hottest low/mid-tropospheric air mass. Forecast soundings in this region indicate mixing up to 4 km AGL with 0-3 km lapse rates in excess of 9-10 K/km and DCAPE values in the 1500-1800 J/kg range. Severe wind gusts from high based convection and hail would be the main hazard.”

 

As temperaturas vão continuar acima da média com máximas acima dos 35ºc e com noites tropicais, esta situação só vai aliviar no fim de semana com a descida dos valores da temperatura do ar para valores mais normais para a época do ano. No Sábado já devemos temos grande parte do território abaixo dos 30ºc e no Litoral Norte as temperaturas não vão passar os 22ºc/23ºc.

 

 

 

 

 

Atenção ao índice ultravioleta que vai estar bastante elevado é aconselhável o uso  de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar