Chuva e vento é o que não vai faltar nos próximos dias!

Chuva e vento é o que não vai faltar nos próximos dias!

A chuva veio para ficar durante esta semana, Portugal Continental vai ser “atravessado” por várias superfícies frontais que vão deixar precipitação persistente e por vezes intensa. Terça e Quarta-feira vão continuar a ser dias chuvosos à semelhança do dia de hoje. 

As celebrações de Natal vão ser marcadas por muita instabilidade, está prevista chuva por vezes forte que pode causar inundações em áreas urbanas vulneráveis, atenção à intensidade do vento que vai soprar forte no Litoral e nas terras altas que pode causar quedas de árvores e estruturas frágeis. Estamos a falar em rajadas de vento que podem ultrapassar os 100km/h nas terras altas.

Nesta época natalícia é natural haver mais deslocações, atenção nas estradas, o estado do tempo não vai ajudar, adoptem  condução defensiva.  

As acumulações de precipitação serão bastante significativas nos próximos dias no país inteiro. Os sistemas montanhosos vão ultrapassar largamente os 150l/m2 e em muitas áreas urbanas vão ser ultrapassados os 100l/m2. Vai chover mais nestes dias do que choveu no último mês . É assim a Natureza tende a equilibrar-se.

 

A Serra da Estrela está sem neve neste momento, nos próximos dias a cota de neve vai andar sempre acima dos 2000m, até pode chegar a nevar na Torre mas a maior parte do tempo será chuva. Na véspera da consoada pode nevar nos pontos mais altos e acumular alguma coisa mas depois a cota de neve acaba por subir novamente e vai passar tudo a chuva.

Estamos no limiar de um bom nevão mas é difícil devido ao tipo de fluxo que temos pois arrasta muito ar marítimo e não existe frio em altitude que consiga manter a cota de neve abaixo dos 2000m. É pena pois já os nossos “vizinhos” de Béjar com mais 300m de altitude vão ter um Natal em cheio com muita neve. 

Vou atualizando a página de previsões da Serra da Estrela regularmente para irem vendo se as previsões mudam.

Previsões mais especificas para a Serra da Estrela aqui https://www.meteoestrela.pt/previsoes/neve/

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar