Muito Frio e possibilidade de neve nas Cidades mais altas a partir de Quinta-feira.


Descida acentuada das temperaturas com muito frio, aguaceiros e alguma neve a cotas médias. Algumas Cidades podem ver neve na Sexta-feira e Sábado. 

Devido a uma injeção de ar muito frio a partir de Quinta-feira as temperaturas vão descer de forma acentuada, as máximas não vão ultrapassar os 14ºc nas regiões do Litoral e vão ser abaixo dos 10ºc nas regiões do Interior, as mínimas vão chegar perto dos 0ºc no Interior e dos 5ºc no Litoral. Esta situação de tempo frio é agravada devido do fluxo de Norte/Noroeste que vai trazer vento moderado a forte com rajadas que podem chegar aos 90km/h nas terras altas que vai agravar a sensação térmica. 

Esta situação de tempo frio vai durar uns 3/4 dias e vai manter-se até ao próximo Domingo altura em que as temperaturas começa a recuperar.

É esperada chuva fraca ou aguaceiros já ao final do dia de Quinta-feira no Minho estendendo-se às restantes regiões durante a madrugada e manhã de Sexta-feira,  já é esperada neve na Serra da Estrela acima dos 1700m descendo rapidamente a cota até aos 800m. 

As Serra do Norte como Larouco, Gerês, Marão,  Montesinho, Montemuro e Estrela vão acordar já com alguma acumulação de neve, a cota de neve vai continuar a descer ao longo do dia de Sexta-feira e pode chegar aos 600m/700m, logo as serras do centro e Sul como Gardunha, Lousã, S. Mamede podem ver neve na tarde e Sexta-feira.

Cidades mais altas como Guarda, Covilhã entre outras podem ver neve na  tarde/noite de Sexta-feira, pode acumular desde que os aguaceiros sejam mais intensos, convém os Serviços Municipais de Proteção Civil estarem em alerta devido a possibilidade de a neve causar transtornos na circulação rodoviária.

Nesta situação de entradas de ar frio geralmente a precipitação é residual no nosso País, como tal no Sábado com o ar frio instalado a precipitação vai diminuir e onde ocorrerem aguaceiros pode nevar em cotas acima dos 500m.

Domingo sobem as temperaturas e apenas deverá nevar na Serra da Estrela ai com precipitação mais intensa.

Resumindo vamos ter dias muito frios com possibilidade de neve a cotas médias e com vento moderado a forte a agravar a sensação térmica, isto até Domingo, altura em que as temperaturas sobem e só deverá nevar na Serra da Estrela. Vou acompanhar esta situação permanentemente pois pode causar problemas de circulação em algumas estradas.

Para as previsões específicas para a Serra da Estrela visitem a página de neve que irei atualizar posteriormente.

Apoio simbólico para a continuação do projeto basta clicar na imagem abaixo. Grato.


Quarta-feira 2 Dezembro 2020

Estado do Céu – Céu pouco nublado.

Precipitação – Sem precipitação.

Temperatura – Pequena descida da temperatura.

VentoVento fraco de Leste.

Neve -Sem precipitação.


Quinta-feira 3 Dezembro 2020

Estado do Céu – Céu pouco nublado ficando nublado a tarde.

Precipitação – Chuva fraca ou aguaceiros ao final do dia no Minho.

Temperatura – Descida da temperatura.

VentoVento fraco soprando moderado a tarde de Noroeste.

Neve -Neve ao fina do dia na Serra da Estrela acima dos 1700m.


Sexta-feira 4 Dezembro 2020

Estado do Céu – Céu nublado

Precipitação – Chuva fraca ou aguaceiros.

Temperatura – Descida acentuada das temperaturas.

VentoVento moderado a forte de Noroeste com rajadas até 90km/h

Neve -Neve acima dos 600m/700m.


Sábado 5 Dezembro 2020

Estado do Céu – Céu nublado

Precipitação – Aguaceiros fracos.

Temperatura – Tempo frio.

VentoVento moderado a forte de Noroeste com rajadas até 80km/h

Neve -Neve acima dos 600m/700m.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar