Chuva intensa e vento forte. Neve nas montanhas!

A próxima semana vai ser marcada por tempo muito instável com muita chuva, vento forte e queda de neve nas montanhas.

Os próximos dias vão ser de completo temporal, a chuva vai cair com bastante frequência e será por vezes forte, tudo indica que podemos chegar ao final da próxima semana com acumulados de precipitação muito acima da média, será bom por um lado para atenuar os problemas de seca que atravessamos mas por o outro a chuva prevista poderá causar problemas de inundações locais e deslizamentos de terras.

Outro factor a ter em atenção é a intensidade do vento que vai soprar forte a muito forte nas terras altas ao longo da semana podendo causar estragos, a partir de Quarta-feira vamos notar um aumento da intensidade com rajadas que podem ultrapassar os 100km/h nas terras altas.

A neve também vai ser uma constante nos próximos dias, na Serra da Estrela vai cair um bom nevão já esta Segunda-feira, a cota de neve ao final do dia pode mesmo descer até às Cidades mais altas. Ficam então as previsões mais específicas para os próximos 3 dias.

Segunda-feira 16 Dezembro – Céu muito nublado, chuva forte e persistente após as 00h inicialmente nas zonas do Litoral Norte, atenção aos distritos de Viana do Castelo, Porto e Aveiro. A precipitação vai chegar com intensidade às regiões do Interior Norte, Centro e Sul ao final da manhã, ai os distritos de Guarda, Castelo Branco e Portalegre vão ser os mais afetados.

Queda  de neve na Serra da Estrela a partir das 6h acima dos 1900m descendo a cota de neve durante a manhã para os 1700m. Durante a tarde a cota de neve continua a descer e à noite vai começar a nevar em mais locais do Norte e Centro. Atenção à circulação no maciço central, as estradas certamente vão encerrar.

Tudo indica que pode nevar nas Cidades mais altas acima dos 900m na noite de Segunda-feira. Montalegre com toda a certeza que vai ter neve, na Guarda também deverá nevar na sua parte mais alta ainda que seja misturada, não é expectável que crie problemas de circulação rodoviária mas convém estar em sob aviso.

Na Covilhã com os seus 780m na parte mais alta também pode nevar ainda que misturada entre as 21h e as 00h, mas a probabilidade é menor que na Guarda. Não vai criar grandes problemas pois quando a cota de neve estiver mais baixa a precipitação vai ser residual.

Terça-feira 17 Dezembro – Dia muito mais calmo com céu nublado havendo momentos de Sol no Interior, não é esperada precipitação, vento moderado com rajadas que podem chegar aos 70km/h nas terras altas.

Quarta-feira 18 Dezembro – Novo agravamento do estado do tempo com chuva por vezes forte e persistente, vento muito forte com rajadas que podem chegar aos 100km/h nas terras altas. Infelizmente a precipitação será sob a forma de chuva na Serra da Estrela, caso contrário daria um grande nevão. A cota de neve anda em torno dos 2000m, pode ainda mudar. A neve vai voltar a cair depois na Quinta-feira.

 

Apoio simbólico para a continuação do projecto basta clicar na imagem abaixo. Grato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar