Previsão de precipitação a partir de dia 2 de Novembro

Olhando para as previsões a médio e longo prazo, parece que a tendência geral é manter um padrão marcado pelo domínio do Anticiclone embora já se comece a notar um certo enfraquecimento.

O início da próxima semana ainda vai ser com céu pouco nublado ou limpo mas a partir de Quarta-feira regressam as nuvens e na Quinta-feira dia 2 de Novembro já é esperada alguma precipitação no Litoral e tudo indica que até ao próximo Sábado pode chover um pouco em todo o território. Não será essa chuva que vai atenuar a seca severa que atravessamos mas de qualquer forma é bem vinda.

Outra coisa que vamos notar já na próxima semana é uma descida gradual das temperaturas máximas, na Quarta-feira já vamos ter temperaturas mais perto dos valores normais para a época do ano onde as máximas já não devem passar dos 22ºc. Da mesma forma as temperaturas mínimas também vão ser mais baixas com valores mínimos que já vão chegar aos 7ºc/10ºc.

Quanto ao vento ainda vai soprar moderado a forte até Segunda-feira diminuindo depois de intensidade. Só deverá começar a soprar novamente moderado a forte para o final da próxima semana aquando a passagem da superfície frontal.

Em resumo ainda não será a alteração de padrão desejada por todos nós que possibilite a chegada da chuva generalizada mas de qualquer forma já se vê uma “luz ao fundo do túnel”.

 

Quanto a uma análise da seca que atravessamos e olhando para os dados da estação da Covilhã entre Junho e Outubro apenas se registaram 38.4mm de precipitação o que é manifestamente pouco. Atravessamos um período complicado mas a Natureza tende a equilibrar-se e certamente vai compensar esta falta de precipitação futuramente.

Domingo 29 Outubro

Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de Nordeste podendo soprando forte nas terras altas.  Descida da temperatura.

Segunda-feira 30 Outubro

Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco a moderado de Nordeste/Leste podendo soprando forte nas terras altas.  Descida da temperatura.

Terça-feira 31 Outubro

Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco Leste.

Quarta-feira 1 Novembro

Céu parcialmente nublado. Possibilidade de aguaceiros fracos ao final do dia no Litoral. Vento fraco a moderado Sul. Descida da temperatura máxima.

Quinta-feira 2 Novembro

Céu muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros no Norte e Centro. Vento moderado de Sul.

Sexta-feira 3 Novembro

Céu muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros. Vento moderado de Sul.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar